Social Icons

Pages

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

AS CORCOVAS DOS CAMELOS ARMAZENAM ÁGUA?

De jeito nenhum! Na verdade, aquela corcova do camelo é um monte de gordura. Isso mesmo, e um camelo saudável e bem alimentado, pode ter uma corcova de até 35Kg! Nós, seres humanos e a maioria dos outros animais armazenam suas gorduras misturadas com o tecido muscular ou em uma camada logo abaixo da pele. Os camelos, possuem a maioria da sua gordura acumulada na corcova.

A corcova permite que o camelo possa sobreviver por um período bem longo de até duas semanas sem precisar se alimentar. Devido ao fato de normalmente os camelos viverem no deserto, onde a comida é escassa em longas distâncias, isso é imprescindível.

Um camelo precisa de cerca de 20 litros de água por dia no verão. Entretanto, um camelo pode perder até 100 litros de água de seus tecidos corporais sem que essa perda lhe cause maiores problemas. Uma coisa que um camelo pode fazer por conservar água é suportar grandes oscilações de temperaturas do corpo. Um camelo pode começar o dia a 35ºC e deixar que sua temperatura suba até 40ºC. No caso dos seres humanos um aumento de temperatura tão alevado pode indicar uma doença. Conseguem perceber a vantagem?

Um camelo adulto pesa entre 318 a 680 kg e tem até 2,1 metros de altura e podem viver até a idade de cinqüenta anos !

Nenhum comentário: