Social Icons

Pages

segunda-feira, 23 de março de 2009

CONHEÇA AS RESPOSTAS PARA 20 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O GENOMA parte 2

Por que os cromossomos vêm em pares?

Uma das versões de cada cromossomo é proveniente da mãe e a outra do pai.

Quantos países participam do projeto Genoma Hu­mano?

Pelo menos 18 países participam do projeto, sob a liderança do Reino Unido e dos EUA.

O que o Brasil já fez até agora?

O Brasil não está trabalhando no seqüenciamento do genoma humano em geral, mas sim no processo de iden­tificação de genes ligados a doenças, como o câncer.

O que irá acontecer nos meses seguintes à decifra­ção do genoma?

O projeto entrará em uma nova fase, chamada proteoma, que visa descobrir e sistematizar a estrutu­ra das proteínas codificadas pelo DNA.

Por que ocorrem doenças genéticas?

Essas doenças surgem a partir de uma mutação (erro) embutida na seqüência de unidades e podem ser transmitidas hereditariamente, com a transmissão do gene defeituoso dos pais para os filhos.

Quantas doenças podem ser atribuídas com segu­rança a defeitos em genes e para quantas delas há testes para diagnóstico?

Mais de sete mil doenças já foram relacionadas aos genes, mas apenas cerca de 350 contam com testes para diagnósticos.

O que é terapia genética?

É um tratamento para "curar" o gene defeituoso, subs­tituindo-o por um sadio, ou seja, uma cópia corrigida. A maior dificuldade para desenvolver essa técnica é desco­brir como introduzir a cópia correta no organismo.

Conhecer o genoma de um indivíduo significa po­der predizer do que ele vai morrer?

Não. O conhecimento do genoma ajuda a dizer se uma pessoa vai desenvolver uma determinada doença genética, mas na maioria dos casos é impossível afirmar quando a doença vai se manifestar. Em várias situações, os genes só determinam a propensão à doença.

Por que há dois projetos concorrentes?

Em 1990, surgiu o Projeto Genoma Humano, que visava seqüenciar e ordenar o genoma até 2005. Em setembro de 1999, a empresa Celera anunciou o iní­cio de um projeto privado que iria completar o traba­lho mais rapidamente, graças ao uso de uma técnica chamada "shotgun", que divide o genoma em peque­nos pedaços, que depois devem ser colocados na or­dem correta. O projeto oficial usa uma técnica dife­rente, lendo grandes pedaços de uma vez.

Obter a seqüência do genoma humano vai levar à cura de doenças mais graves como câncer e Aids?

Espera-se que sim, mas até agora nenhum estudo teve resultados práticos. Sabe-se, por exemplo, que existem indivíduos com genes resistentes ao vírus da Aids, mas esse conhecimento não foi ainda capaz de levar a uma cura, apesar de anos de pesquisa.

Nenhum comentário: