Social Icons

Pages

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nova espécie de roedor é encontrada na Amazônia



Pesquisadores americanos descobriram na Amazônia, próximo à cordilheira dos Andes, uma nova espécie de roedor. O animal, que ganhou o nome científico de Isothrix barbarabrownae, tem pêlo espesso e tamanho de um esquilo. A descoberta foi publicada na revista argentina especializada Mastozoología Neotropical.
Achado em um habitat andino com altitute de cerca de 1,9 mil metros, o bicho faz parte de um grupo chamado isothrix ou torós, roedores escaladores que vivem entre árvores e trepadeiras das bacias dos rios Amazonas e Orinoco.

Segundo os pesquisadores Bruce Patterson e Paul Velazco, do Museu Field de História Natural de Chicago, a inclusão do novo roedor em um grupo não explica suas características evolutivas. Eles acreditam que os Andes é o provável habitat do Isothrix barbarabrownae.

A descoberta faz parte de um trabalho que já tem mais de três anos. Durante esse tempo, os americanos, auxiliados por cientistas da Universidade Nacional de San Marcos, no Peru, coletaram várias novas espécies de morcegos, marsupiais e gambás, além de outros roedores.
29 de janeiro de 2007
Fonte: http://noticias.terra.com.br

Nenhum comentário: