Social Icons

Pages

terça-feira, 21 de abril de 2009

SUPER RECORDES: Grandes construtores

Apesar de que o seu tamanho não pode ser comparado com o da maioria dos vertebrados, os insetos sociais são um dos animais construtores mais surpreendentes do planeta. O grande número de indivíduos que pode chegar a formar parte de uma colónia os obriga a construir enormes estruturas capazes de abrigar todos, e que, além disso, estão equipadas com um sofisticado sistema de circulação de ar e de controle da umidade e da temperatura


1- Cupim (Macrotermes sp.)


Os cupins são um dos mais admiráveis arquitetos do mundo animal. Tratam-se de insetos de tamanho muito pequeno, mas capazes de construir estruturas de vários metros de altura nos quais se alojam vários milhões de indivíduos, como o que se mostra sob estas linhas, localizado no Quénia, na África. Todos eles formam uma única colónia que vive no interior do ninho e todos descendem da mesma mãe, a rainha (à direita, rodeada de soldados). Depois da copulação, a rainha permanece toda a sua vida numa câmara especial do ninho, cuidada por suas filhas. Durante os vários anos que pode chegar a viver põe uma incrível quantidade de ovos, a um ritmo que pode superar 30.000 ao dia. A atividade construtora dos cupins é tal que em algumas zonas do planeta deu origem a uma paisagem característica conhecida com o nome de savana de cupinzeiros.



2 – Formigas (Formica sp.)


Muitas espécies de formigas constroem seus formigueiros embaixo da terra.

Estes costumam ser de reduzidas dimensões e abrigar uma quantidade relativamente pequena de indivíduos. No entanto, existem algumas espécies, como a formiga vermelha dos pinhais (Formica rufa), que constroem formigueiros enormes a base de restos de folhas e gravetos de pinheiro, como se pode ver na fotografia acima. Alguns destes formigueiros medem mais de quatro metros de diâmetro e superam os 150 cm de altura.

O material acumulado na sua estrutura (que, além disso, penetra vários centímetros no chão subjacente) chega a pesar várias toneladas.





3 – Vespas (Vespa sp.)


Mediante uma técnica especial de manipulação da madeira consistente em picá-la e umedecê-la com saliva, algumas espécies de vespas sociais e marimbondos são capazes de construir enormes estruturas. Surpreendentemente, estas estruturas estão feitas com um material muito parecido ao papel e ao papelão, mas possuem uma enorme resistência. O ninho de vespa de maior tamanho localizado até o momento media cerca de 4 m de altura e quase 180 cm de diâmetro.




4 – Abelhas (Apis mellifera)


A abelha melífera talvez seja a mais renomada arquiteta do reino animal. E não pelo tamanho das suas colméias, mas pela perfeição de suas construções. As dimensões de uma colmeia silvestre destas abelhas variam em função do espaço onde a instalaram, mas, em qualquer caso, sempre possui uma estrutura geométrica inconfundível no desenho e na construção dos alvéolos nos que armazenam o mel e nos que se desenvolvem as larvas destes insetos. O desenho hexagonal dos alvéolos das abelhas responde à necessidade de aproveitar o máximo espaço disponível e criar uma estrutura o bastante resistente como para suportar o enorme peso que pode alcançar uma colméia repleta de mel. O compromisso entre ambas as necessidades sempre surpreendeu os estudiosos do comportamento animal.






Nenhum comentário: