Social Icons

Pages

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dino com bico de ave comia como papagaio, afirma estudo

Análise do crânio e dos músculos sugere alimentação com nozes.
Nova espécie media apenas cerca de 1 m de comprimento.

Parafraseando um ditado gringo, se o bico é de papagaio e o crânio é de papagaio, então a dieta só pode ser de papagaio também. Parece óbvio, mas foi preciso descobrir uma nova espécie e fazer um estudo detalhado de sua anatomia craniana para finalmente mostrar que os psitacossauros, pequenos dinos herbívoros com bico, provavelmente eram comedores especialistas de castanhas, nozes e outras formas vegetais de casca dura, exatamente como as araras, papagaios e periquitos de hoje.

Foto: Reprodução

O esqueleto bastante completo da nova espécie (Foto: Reprodução)

A conclusão é de uma equipe liderada por Paul Sereno, paleontólogo com jeito de galã da Universidade de Chicago (EUA). Em artigo na revista científica britânica "Proceedings of the Royal Society B", Sereno e companhia descrevem uma nova espécie, o Psittacosaurus gobiensis, cujo esqueleto foi encontrado em excelente estado de preservação na Mongólia.

Foto: Reprodução

Comparação entre crânio e estruturas musculares de um papagaio moderno (à dir.) e o dinossauro (Foto: Reprodução)

Isso permitiu uma análise comparativa detalhada da mecânica alimentar do bicho, o que mostrou, entre outras coisas, que ele conseguia mexer as duas metades de seu bico de forma oblíqua (na diagonal, digamos), exercendo forças capazes de quebrar objetos muito duros.

Esses dados, junto com a presença de grandes gastrólitos (pedras engolidas para ajudar na trituração dos alimentos) em seu estômago relativamente pequeno mostram que provavelmente ele era um devorador especializado de sementes e castanhas duras, tal como as aves modernas de bico parecido.


Fonte : G1.com

Nenhum comentário: