Social Icons

Pages

sábado, 3 de outubro de 2009

Lagarto-leopardo e mais 162 espécies são descobertas na Ásia

O lagarto  Goniurosaurus catbaensis  tem a pele semelhante a de um leopardo e olhos alaranjados de gato Foto: AFP

O lagarto Goniurosaurus catbaensis tem a pele semelhante a de um leopardo e olhos alaranjados de gato
Foto: AFP


A planta Musa rubinea está entre as 100 novas espécies de flora encontradas ao longo do rio Mekong.



O sapo da espécie Limnonectes megastomias que se alimenta de pássaros e insetos e utiliza suas duas pequenas presas como arma nos combates entre machos na época de acasalamento


A World Wildlife Fund (WWF), ONG que luta pela proteção da vida selvagem, anunciou nesta sexta-feira a descoberta de 163 novas espécies - incluindo um lagarto leopardo e uma rã com presas - na bacia do rio Mekong, no sudeste da Ásia. Entre os achados, estão 100 novas plantas, 28 peixes, 18 répteis, 14 anfíbios, dois mamíferos e uma ave. As informações são do jornal espanhol El Mundo.

A rã da espécie Limnonecter megastomias, descoberta na Tailândia, se alimenta de pássaros e insetos e utiliza suas duas pequenas presas como arma nos combates entre machos na época de acasalamento. No norte do Vietnã, foram descobertos um lagarto (Goniurosaurus catbaensis) com pele semelhante a de um leopardo e olhos alaranjados de gato, uma serpente (Cryptelytrops honsonensis) com a pele listrada e um pássaro (Stachyris nonggangensis) que não voa, preferindo apenas caminhar.

A ONG alerta que somente 5% do habitat destas espécies está intacto e o aquecimento global acelera o risco de extinção da fauna e flora. A região de 4.350 km ao longo do rio Mekong se estende do sudoeste da China pelo Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia e Mianmar.


Fonte: Terra Ciência

Nenhum comentário: