Social Icons

Pages

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bicho de 1 mm consegue sobreviver sem proteção no espaço sideral

Bem-vindo ao Programa Espacial Tardígrado, o único que não precisa de capacete, tanque de oxigênio ou traje de sobrevivência. Parece piada, mas é a mais pura verdade: os tardígrados, invertebrados que medem apenas 1 mm, são capazes de sobreviver no espaço, e até procriar na volta à Terra, sem nenhum tipo de proteção, afirma uma nova pesquisa, coordenada por cientistas na Alemanha.

O feito dos tardígrados está relatado num artigo na última edição da revista científica "Current Biology". A equipe capitaneada por Ingemar Jönsson, do Instituto de Medicina Aeroespacial de Colônia, não ficou totalmente surpresa com o feito dos invertebrados. Os tardígrados, que vivem em musgos e líquens, podem ficar ressecados e em "animação suspensa" durante anos, e mesmo assim acabam voltando à vida. Sua resistência a extremos de calor, frio e radiação também é legendária.(1).

Quando ocorre algum problema no ambiente, ele entra em um processo chamado anabiose, recolhe as pernas, perde toda a água do corpo e diminui o metabolismo ao mínimo, por fora do corpo secreta uma cutícula dupla e por causa disso supera um monte de adversidades. Acredite! Sobrevivem a falta de oxigênio, temperaturas acima de 140°C e abaixo de 270°C, resistem a vários gases tóxicos, pressão 75 mil atmosferas e radiação 570.000 grays. São capazes de sobreviver no vácuo por até 10 dias e num estado de desidratação por mais de 10 anos, reanimando-se com apenas uma gota de água.Vivem por muitos anos, isso porque eles têm a habilidade de se encolher e permanecer praticamente morto, sem exceder qualquer atividade e, quando quiser, “volta à vida”. (2).




:ninja: Super-power tardígrada – Imagem de microscopia eletrônica!
-
Outra imagem de ME, aqui eles estão, provavelmente, sobre folhas de musgos.
-
No microscópio óptico eles são vistos assim… Quase não dá pra ver os detalhes!


Fontes:
(1): G1
(2): Diário de Biologia

Nenhum comentário: