Essa lista é pra galera que acha que só a Jaguatirica está em perigo de extinção. Na verdade ela ocupa o status de “Pouco preocupante” na lista da Conservação mundial de espécies. Aqui nesse post só vai encontrar animal que já tá no bico do urubu, desculpe a maldade.
E galera, não deixem de comentar. Bom, chega de enrolação, vamos a lista!
1- Tartaruga-das-galápagos-de-pinta (Geochelone nigra abingdoni)
- Existe apenas 1 (um) desses vivo.
- Essa é uma das subespécies das tartarugas gigantes de galápagos, e a mais diferente delas com seu longo pescoço.
“Omnomnomnomnom“
- A tartaruga chama-se George, o solitário, e tem mais de 130 anos.
- Apesar da idade, George é saudável. Ele e seu estranho pescoço de cobra.
George foi encontrado por acaso enquanto um biólogo, Joseph Vagvolgyi, estava procurando por cabras nas Ilhas Pinta, em 1971. Desde essa data, diversas tentativas de reproduzir George com tartarugas da “Ilha Isabela” (vizinha da Ilha Pinta) foram feitas, e nenhuma ainda teve êxito.
George de boa na lagoa.
Porém, na Ilha Isabela, existem 2000 tartarugas, e estima-se que alguma delas carregue o gene necessário para que um cruzamento entre ela e George resulte em uma “Tartaruga-dos-galápagos-de-pinta” pura.
2- Lince-ibérico (Lynx pardinus)
- Ele é o único grande felino em perigo de extinção atualmente.
- Tem cara de gato, mas porte bem maior. O padrão de cor de um leopardo também ajuda um pouco a diferenciar ele de um gato normal.
Cavanhaque nas orelhas significa que você é o cara.
- É natural da Espanha e tem cerca de 70cm de altura.
- Uma das causas do desaparecimento é que os linces sempre caiam nas armadilhas feitas para caçar coelhos.
Depois desse fiasco dos caçadores de coelhos e lebres da Espanha que deixavam armadilhas overpower para caçar coelhos e acabavam matando linces, o Governo Espanhol vetou esse tipo de caça, mas não adiantou muito depois da merda feita.
WTF is that?
Em 2005 o número total de linces-ibéricos não passava de 100 indivíduos barbudos, mas em 2006 um milagre aconteceu. Nasceram 3 linces-ibéricos em cativeiro, e a esperança de multiplicar esse número em cativeiro aumentou.
3- Golfinho-lacustre-chinês (Lipotes vexillifer)
- Existe não mais que 10 indivíduos dessa espécie.
- Lipotes (do nome científico) significa “deixado para trás”.
Não repare nos pneuzinhos, ele está de dieta agora.
- É um dos mamíferos que mais perigam de entrar em extinção. Se você faltou à aula de Biologia, golfinhos são mamíferos, ok?
- Ele era considerado extinto até 2007, quando um morador o avistou e filmou com o celular.
Ação de ONGs para acabar com a matança.
Caso essa espécie de golfinho venha a entrar em extinção, vai ser registrada como a primeira extinção como resultado da ação direta (e não indireta) do homem, já que ele sofre por causa das pescas abusivas e poluição.
Antes era bonito tirar foto assim…
Não me pergunte o porque vai ser registrado como primeira, pois várias outras espécies entraram em extinção por causa do homem. Eu também não entendo o motivo, mas dizem que foi por conta de construção de usinas bem no seu habitát natural, o que também não faz sentido dizer que vai ser o primeiro. Mas enfim, do que sabe um blogueiro?
4- Coelho asiático (Caprolagus hispidus)
- Ele só é encontrado no Himalaia, Nepal, e outros lugares de fácil acesso.
- Junto com o golfinho, é um dos mamíferos que mais correm risco de extinção.
Ele não tem cara de entediado?
- Ele tem uma cara engraçada: esquilo + coelho + marmota?
- Ele acaba com a crença popular que um coelho deve ter pernas longa e orelha grande.
Até 1964 ele era considerado extinto, até que um foi visto dando um rolê no Himalaia. Depois disso, biólogos do mundo inteiro fizeram uma busca frenética por esse coelhinho estranho, e acharam cerca de 100 dessa espécie.
Essa seria uma boa notícia, mas algo imprevisto aconteceu. Esses coelhos não se adaptam à vida de cativeiro e por isso não conseguem se reproduzir com a assistência do homem. Talvez porque tenham vergonha de outra parte do corpo que também não é longa o suficiente.
5- Búfalo-da-água (Bubalus mindorensis)
- É o búfalo mais estaile que existe, com chifres estilo tesoura.
- Nos EUA chama-se também “Búfalo-anão de Minoro” por ter apenas 1m de altura.
“Omnomnomnom” Tradução: “Que foi?”
- É natural das Filipinas, e lá se usa/usava para agricultura por ser extremamente forte.
- Uma das causas bizarras (doença) que afetaram o perigo de extinção foi a Malária.
Em 1900 tinha mais de 10.000 Búfalos-da-água correndo felizes no mundo. Porém a diversão (escravidão) deles acabou em 1980 quando foram considerados em estado crítico de extinção: tinha apenas 2000 indivíduos no mundo.
Não sei que parte do “estado crítico de extinção” os filipinos não entenderam, pois continuaram a escravizar e matar esses búfalos, até que em 2002 foi contabilizado apenas de 30 a 200 deles. Esse número continua a diminuir conforme os anos passam.
Fonte: O verso do Inverso
5 comentários:
Nossa tem muitos que eu não conhecia, exóticos!!!!
Olá, tenho um blog sobre Biologia e gostaria que você divulgasse meu blog, já estou divulgando o seu. O blog é o Amo Biologia e o endereço é: www.flaviobiologo.blogspot.com. Confira e se você gostar por favor divulgue.
Abraços
Olá galera. Estou seguindo este blog por considerar seu conteúdo interessante, então parabéns pelo trabalho que está sendo desenvolvido aqui.
Gostaria de convidar as pessoas que sejam colaboradoras deste blog ou que apenas o acompanhem para conhecer dois outros que estou desenvolvendo, o Guaraná Cerebral e o Cosmológica. É só acessar meu profile aqui ao lado e dar uma olhadinha em ambos.
Agradeceria se postassem comentários de sugestões e críticas e, ainda mais se decidissem acompanha-los também.
Desde já obrigado e tudo de bom prá todos.
ótimo blog!
Triste mesmo é lembrar que agora, há poucas semanas, Lonesome George morreu, deixando o planeta com menos uma subespécie desse magnífico réptil. Precisamos nos preocupar mais com o resto do mundo não é?
Postar um comentário