Social Icons

Pages

quarta-feira, 4 de março de 2009

PERSONALIDADES QUE PODERIAM NÃO TER NASCIDO, CASO HOUVESSE SELEÇÃO GENÉTICA.

Abraham Lincoln

(1809 -1865) 16˚ presidente dos EUA

Cientistas suspeitam que Lincoln era portador de uma doença genética chamada síndrome de Marfan, que afeta vários órgãos do corpo e está associada à mutação no cromossomo 15.

A doença causa o alongamento dos braços e das pernas, características observáveis em Lincoln. Che­gou a ser formada uma comissão nos EUA para deci­dir se era o caso de fazer exame de DNA dos ossos de Lincoln, mas a idéia não foi levada à frente.

Frédéric Chopin

(1810 -1849) compositor polonês

Chopin pode não ter morrido de tuberculose, como indica a versão mais difundida. Há a possibili­dade de que seu mal tenha sido a fibrose cística, doença genética que ataca o pâncreas e as vias respi­ratórias. A autópsia realizada em Chopin não encon­trou vestígios conclusivos da tuberculose. Os sinto­mas apresentados pelo compositor - emagrecimento e constantes problemas gástricos - são compatíveis com a fibrose cística, provocada por defeitos no cromossomo número 7.

Woody Guthrie

(1912 -1967) compositor americano

Guthrie, compositor de músicas folclóricas dos EUA, tinha coréia de Huntington, doença degenerativa do cérebro que, aos poucos, afeta a capacidade de andar, pensar e falar.

Caracteriza-se por movimentos descontrolados e rápidos, sugerindo uma coreografia - daí o nome "coréia", dança grega acompanhada de cantos. Está associada a erros (mutações) no cromossomo 4. Ativista durante a década de 50, Guthrie é considera­do um precursor de músicos como Bob Dylan.

(Adaptado do artigo Anunciada Decifração do Código Humano, publicado na Folha Ciência. 27 de junho de 2000)

Nenhum comentário: