Social Icons

Pages

quinta-feira, 5 de março de 2009

PROJETO GENOMA

Genoma é a coleção de genes com as instruções para produzir um ser vivo. Seu seqüenciamento (lei­tura) tem um impacto no conhecimento já compara­do ao da descoberta da América, em 1492, da chega­da do homem à Lua, em 1969, e da invenção do microprocessador, em 1970.

O evento deve revolucionar a Medicina nos pró­ximos anos. De posse dos dados, cientistas tenta­rão desenvolver tratamentos que atuem nos genes envolvidos no câncer, criar um remédio que evite o aparecimento de doenças genéticas, como o Mal de Parkinson ou evitar, já na infância, que infartos aconteçam.

Os resultados devem aparecer daqui a 50 anos.

O Projeto Genoma Humano (PGH) e a empresa Celera superaram o maior desafio da Biologia: trans­crever mais de 90% dos três bilhões de letras do código genético humano na fita dupla do DNA.

A questão toda é saber onde, entre três bilhões de letras, estão os genes. Para chegar a isso, os cien­tistas do PGH decidiram transcrever (seqüenciar) uma por uma e, depois, identificar as receitas (genes).

O PROJETO GENOMA PARECE MESMO UM REVOLUCIONÁRIO PASSO DA CIÊNCIA MUNDIAL

Tão inovador quanto as grandes invenções, este projeto tem por objetivo decifrar o código genético presente em todos os seres vivos. Contendo os mais diversos tipos de informação, os genes determinam desde as características de uma pessoa, como cor dos olhos, cabelo, altura, até a possibilidade de se prever a propensão a problemas hereditários.

Com o intuito de prevenir doenças, encurtar o longo caminho de busca de cura para males como o câncer e a Aids, além do desenvolvimento de biomateriais e produtos agropecuários, a expectativa entre ana­listas é de que nada terá um impacto tão grande na economia moderna quanto o mapeamento da carga genética de homens, plantas e animais.

Nenhum comentário: