Social Icons

Pages

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Equidna e Ornitorrinco! Mamiferos?

EQUIDNA: Mamífero que bota ovos? Como assim?

Hoje você vai tentar entender que nem tudo que aprendemos sobre as classes de animais pode ser seguido ao pé da letra, por exemplo: O que é um mamífero para você? Qual a principal característica de uma ave? Como nascem os filhotes dos répteis? Conheça as EQUIDNAS, animais muito estranhos, que apresentam uma mistura confusa de características de mamífero, ave e réptil. APROVEITE!
Os equidnas são Monotremados (só possuem uma única abertura para todas as excreções) vive nas regiões da Nova Guiné e Austrália. O mais interessante nesse simpático bichinho é que vinte dias após a fecundação, os filhotes nascem de ovos depositados na bolsa formada por uma “prega” de pele no abdômen. Após cerca de 10 dias, os ovos chocam e os “bebês equidna” alimentam-se de leite materno, que sugam através dos poros da mamãe. Ao contrário dos outros mamíferos, as fêmeas do equidna não têm mamilos definidos. Eles ainda permanecem na bolsa durante mais 2 meses até que nasçam os espinhos.
Ele é todo charmoso e tem muita personalidade, assemelha-se exteriormente a um ouriço, com o corpo coberto de espinhos e pelagem crespa que servem como proteção. Os adultos têm um focinho alongado característico, do qual ele puxa as suas presas, e uma boca pequena sem dentes; em compensação, esses bichinhos espinhosos têm uma língua comprida e pegajosa, com a qual apanham as formigas e minhocas que são a sua principal fonte de alimento.
O equidna é um animal solitário e de hábitos noturnos. E eles não são nem um pouquinho bobos, pois quando se sentem em perigo, enrolam-se sobre si próprios para proteger a barriga com a parte espinhosa e podem também escavar um buraco com rapidez, conseguindo enterrar-se totalmente em pouco tempo. E vou te contar uma coisa: É difícil pegar esse bichinho quando ele tá assustado!
MAIS CURIOSIDADES SOBRE EQUIDNAS:
* O equidna está no verso da moeda de 5 cents da Austrália.
* Há um equidna na série de jogos Sonic the Hedgehog, chamado Knuckles, com pele vermelha, espinhos nas mãos.

Fonte Diário de Biologia.

Ornitorrinco: que bicho esquisito é esse?

No século XIX, o ornitorrinco quase foi extinto, pois sua pele, muito densa, era utilizada na confecção de casacos. Hoje, ele está na lista dos animais prote­gidos. Os que sobraram vivem na Oceania (Tasmânia e leste da Austrália). Os ornitorrincos são animais difíceis de obser­var, pois se escondem em túneis na beira dos rios e só são ativos no início do dia e ao anoitecer. São mamíferos e, portanto, possuem pêlos e glândulas mamarias. Como as glândulas são desprovidas de mamilos, o leite é expelido na pele e os filhotes o lambem nos tufos de pêlos. Eles botam ovos! Recentemente os cientistas descobriram que seu principal órgão do sentido é o bico de superfície mole. Nele há tanto receptores para o tato quanto receptores de campos elétricos mais desenvolvidos que os dos peixes e tubarões.



Nenhum comentário: