Social Icons

Pages

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Incríveis plantas carnívoras!

Nephentes rajah são as maiores carnívoras de que se tem notícia, são trepadeiras que dificilmente chegam a meio metro de altura e costumam devorar apenas moscas. Elas são típicas das úmidas florestas da ilha de Bornéu, na Ásia, e se alimentam por meio de um jarro pendurado na extremidade de suas folhas.

——————————————————————–

Certas carnívoras são bem gulosas: as Drosophyllum lusitanicum conseguem grudar em seus pêlos vários insetos de uma só vez. É uma planta carnívora endêmica de Portugal, Espanha e norte de Marrocos. É a única espécie pertencente à família Drosophyllaceae.

—————————————————————-

Utricularia: Existem algumas espécies de plantas carnivoras aquáticas ou semi-aquáticas. As utricularias aquáticas são semelhantes a uma massa de filamentosa que pode atingir vários metros de profundidade, e devoram, de uma única vez, uma grande quantidade de microcrustáceos.

—————————————————————-

Dionaea muscipula também conhecida como “papa-mosca” abocanha insetos distraídos em apenas três décimos de segundo, um recorde. É uma das pouquíssimas espécies de plantas capazes de realizar movimentos. É uma planta bem pequena, com no máximo 10 cm de altura. Suas folhas são muito particulares, formam uma espécie de armadilha capazes que aprisionar até pequenos sapinhos.

——————————————————-

Drosera spatulata: Todas as espécies tem folhas com tentáculos na parte superior. Estes tentáculos produzem uma espécie de liquido pegajoso, capaz de aprisionar insetos. Esta espécie tem movimentos lentos em seus tentáculos, mas mesmo assim são eficientes na captura.

————————————————————————–

Darlingtonia californica é uma das mais espetaculares plantas carnívoras, são também conhecidas como planta-cobra. Os insetos entram atráves de um buraco e nunca mais saem! Dentro deste orifício existe uma secreção viscosa capaz de imobolizar qualquer inseto atrevido.

————————————————————-

Nenhum comentário: