Social Icons

Pages

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A planta mais fedorenta do mundo!

O que para nós tem cheiro ruim, não costuma incomodar outros animais não é? Bem, na verdade, o mau cheiro para algumas plantas ou animais são estratégias de sobrevivência e isso faz com que o fedor seja algo imprescindível.

A planta mais fedorenta do mundo é a Titã arum, ou Flor-de-cadáver ou Língua-do-diabo (escolham o nome que achar melhor!). Essa planta é também a mais alta e mais pesada estrutura floral existente. E seu “cheiro” é atraente para besouros e abelhas, apesar de ser considerado o mais repugnante odor para os seres humanos. O cheiro chega a ser tão insuportável que chega a provocar desmaios nas pessoas.

A “flor” na verdade é uma inflorescência, composta por uma espata (pétala similar à folha) em forma de cálice com no mínimo 1,2 m de altura que se desenvolve a partir de um tubérculo que chega a pesar até 80 kg (ufa, que grandona hein?). O conjunto ainda apresenta um espigão (com 2,4 m de altura) que emerge do interior do cálice com milhares de pequenas flores. O odor insuportável é produzido pela parte superior desta estrutura e para prolongá-lo a planta gera calor durante a noite, à medida que pulsa, exala uma fragrância de amônia, carne decomposta e ovos podres por mais de 8 horas. Portanto, tapem seus narizes!!!!

Esse aroma atrai insetos carniceiros que são os responsáveis pela polinização. Mas poucas pessoas conseguem observar esse processo, pois a planta só floresce em períodos de 3 a 10 anos e dura apenas dois dias! Depois que flor morre, ela é substituída por uma folha gigante de até 6 metros de altura, que demorará alguns anos para desenvolver uma nova flor.

Amorphophallus titanus é encontrada no oeste da Sumatra, na Indonésia e exala um odor podre de carne em decomposição capaz de causar desmaios nas pessoas!

Nenhum comentário: