Social Icons

Pages

sábado, 25 de abril de 2009

O peixe mais antigo

Em 1938, quando um espécime vivo foi capturado por uma rede de pesca na África do Sul, caiu por terra a crença de que o celacanto estivesse extinto há 65 milhões de anos. Desde então, populações sobreviventes foram encontradas no oceano Índico ocidental e recentemente descobriu-se uma segunda espécie (Latimeria menadoensis) na Indonésia.
Diferindo muito pouco dos seus ancestrais, os celacantos vivos têm até 2 metros de comprimento e 7 nadadeiras lobuladas - semelhantes a barbatanas. Eles são os parentes distantes do primeiro vertebrado a caminhar sobre a Terra, há mais ou menos 350 milhões de anos. Ninguém jamais viu um celacanto vivo na superfície, pois esses peixes vivem numa profundidade de 100 metros, onde a água é fria e bem oxigenada, e morrem na superfície morna, onde há menos oxigênio dissolvido.




O período de gestação de um celacanto é de mais ou menos 13 meses, depois da qual são postos 26 ovos de até 350 gramas cada um, os maiores ovos de peixes que se conhece. Aparentemente, o celacanto também possui um órgão eletrosensor no focinho, talvez para ajuda-lo a caçar no escuro. Atualmente, os biólogos estão utilizando técnicas especiais de mergulho para tentar descobrir algo mais a respeito da vida social deste misterioso fóssil vivo.
Fonte: Natureza Radical, Mark Carwardine, 2007

Nenhum comentário: