Social Icons

Pages

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cientistas russos prevêem destruição da terra por colisão com asteróide Apophis em 2036

13 abril de 2036 é a data do impacto do asteróide Apophis (Apophis é o nome grego do deus egípcio Apep,) que vai destruir a Terra com a força de 50 milhões de bombas de Hiroshima, de acordo com pesquisas baseadas em previsões de cientistas russos. Esta não é apenas mais uma história de terror: muitos cientistas concordam que uma grande conferência internacional deverá ser chamada.

O professor russo Leonid Sokolov, da St. Petersburg State University, afirmou em uma entrevista na TV recentemente, que "é provável que uma colisão do asteróide Apophis com a Terra pode ocorrer em 13 abril de 2036”. Isso não é um fato assustar e vazio. Mais e mais cientistas reconhecem que o perigo é real, tantos que uma grande conferência internacional foi convocada. Anatoly Perminov, chefe da Agência Espacial Federal Russa “Roscosmos” declarou em um comunicado. "As autoridades espaciais russas e os membros da Comissão Europeia se reunirão no início de julho de 2011 para discutir a união de forças contra os milhares de asteróides potencialmente perigosos".

Até 2004, o Apophis não tinha sido visto, no entanto, nos últimos sete anos tem sido reconhecido como a ameaça mais grave para o nosso planeta, e para citar Terrence Aym, "a ameaça mais iminente para a raça humana".A trajetória do Apophis criou uma divisão na comunidade científica internacional: os russos e os europeus estão cada vez mais preocupados, enquanto os astrônomos da NASA minimizam as chances de uma colisão. Seja qual for o caso, qual é o plano em caso de um impacto catastrófico? Uma repetição do impacto do asteróide Yucatan,que a 65 milhões de anos eliminou a maioria das espécies de maior porte na Terra?

A Rússia e a União Européia irão lançar um projeto conjunto sobre asteróides em uma reunião a ser realizada em 7 de julho de 2011, a Comissão Européia, os cientistas e engenheiros da Agência Espacial Federal Russa, a Academia de Ciências da Rússia e representantes de outras instituições científicas e civil irão participar do projeto.

A Agência Espacial Russa Roscosmos,calculou que tal impacto não só causaria a mudança climática maciça, mas pior, com um impacto equivalente a um milhão de megatons de TNT (50 milhões de bombas de Hiroshima), aniquilaria a civilização moderna.Uma cratera com um diâmetro de mil quilômetros seria criada e a poeira lançada na atmosfera iria apagar o Sol, criando um inverno de tipo nuclear com duração de até dezenas de milhares de anos."Nos últimos anos, a atenção de cientistas, técnicos, políticos e militares tornou-se cada vez mais centrada sobre o risco de asteróides e cometas, ou seja, a ameaça de colisão da Terra com corpos do espaço ", declarou Perminov. "Esta ameaça, levou a um aumento dramático no número de objetos sendo detectados, e as novas informações permitiram ganhar uma nova visão sobre o problema.” completou Perminov.

Fonte: Dom Escobar
Fonte: http://english.pravda.ru

5 comentários:

Anônimo disse...

De acordo com a NASA, as chances de colisão com Apophis são de apenas 1 em 250,000 no mais recente estudo. E a tendência é que, com o passar do tempo, as chances diminuam ainda mais. Desculpe, mas acho que é mais provável que eu ganhe na loteria do que esse asteroide se choque com a Terra.

Anônimo disse...

Olha, não é mesmo o que diz este artigo científico:

http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2011/01/31/repeat-after-me-apophis-is-not-a-danger/

Pense 2x antes de postar coisas sobre astronomia em blogs de biologia, okey?

equipamentos para laboratórios disse...

Isso é sério!

Anônimo disse...

Não é sério não, "Equipamentos para laboratórios".
As chances de colisão são de apenas 1 em 250000. É muito, mas muito, muito mais provável que você morra de acidente de carro ou tenha um ataque cardíaco antes mesmo desse dia chegar.

Eu hein? Tem gente que é muito sensacionalista.

Anônimo disse...

Não acredito, Deus fez a terra para nós vivemos, não para ser destruída.